POR DENTRO DAS PLATAFORMAS

Nesta edição do boletim você terá a oportunidade de conhecer melhor as atividades e estrutura da plataforma Ambiente e Saúde que fica na unidade ENSP e, atualmente, localizada no Campus Maré Fiocruz – Centro de Pesquisa, Inovação e Vigilância em COVID 19 e Emergências Sanitárias – bloco1 – térreo/Laboratório de Saneamento e Saúde Ambiental (sala 1025) – Av. Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ), 21040-361. Além disso, não deixe de conferir, o material de divulgação da plataforma de Biologia Estrutural Integrada, situada na unidade regional de Curitiba da Fiocruz, o ICC. (Anexo I – para comunicação)

PLATAFORMA TECNOLÓGICA – AMBIENTE E SAÚDE

A Plataforma Tecnológica Ambiente e Saúde (RPT16A e RPT16B) foi estruturada pela ENSP em 2021 para composição da Rede de Plataformas da Fiocruz, visando atendimento a grupos de pesquisa que realizam estudos em matrizes ambientais e biológicas, assim como de projetos relacionados às áreas de saúde pública e vigilância. A RPT Ambiente e Saúde é formada pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) no campus Manguinhos e pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) no campus Maré. As plataformas atuam na detecção, monitoramento e avaliação de contaminantes ambientais e ocupacionais. Elas possibilitam a quantificação de substâncias químicas como metais, agrotóxicos e solventes em amostras ambientais, além de seus respectivos biomarcadores de exposição e efeitos em humanos, caracterizações físico-químicas de compartimentos ambientais (solo, águas, efluentes e ar), e a determinação de indicadores microbiológicos ambientais. Os laboratórios da RPT Ambiente e Saúde possuem diversas metodologias analíticas consolidadas e competência cientifica para atuar em novas demandas caso sejam necessárias. Conta com um parque de equipamentos modernos como: AAS, ICP-MS, HPLC-UV/Vis, HPLC-MS/MS, GC-FID com Headspace, GC-MS, GC-MS/MS, analisador de TOC, Espectrofotômetros UV/Vis, analisadores multiparâmetros de bancada e portáteis para análises de campo.

As plataformas da ENSP participam de programas da qualidade ofertados pela RPT e estão se estruturando para serem reconhecidos como laboratórios de referência do Ministério da Saúde, através de várias ações para atendimento aos requisitos da norma ISO 17025. Todos esses esforços têm como objetivo garantir a eficiência e padronização de processos que possam assegurar a qualidade dos resultados analíticos.

Conheça os serviços analíticos e equipamentos oferecidos pela Plataforma Ambiente e Saúde pelo endereço: https://plataformas.fiocruz.br