A Doutora Juliana Pavan Zuliani é formada em Odontologia, com especialização em Imagenologia Dent-Maxilo-Facial ou Radiologia Odontológica pela Unicamp. Ela fez o mestrado e o doutorado em Imunologia pela USP-SP no Laboratório de Farmacologia do Instituto Butantan sob a orientação da Dra. Catarina Teixeira.
Durante o doutoramento, passou no concurso público para Pesquisador Científico no Instituto Butantan, em São Paulo. No final de 2005, foi convidada pelo Prof. Dr. Luiz Hildebrando Pereira da Silva para montar uma linha pesquisa em Venenos e Toxinas, no Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (Ipepatro), em Rondônia, onde atualmente é a Fiocruz-RO. Em 2006, Juliana iniciou o laboratório de Imunologia Celular Aplicada à Saúde.
Após se desligar do Instituto Butantan, em 2009, ela ingressou como docente da Universidade Federal de Rondônia e continuou desenvolvendo os projetos no meu laboratório, iniciado em 2006, no Ipepatro.
Já em, 2014, após a absorção do Ipepatro pela FIOCRUZ, ingressou na carreira de Pesquisador em Saúde Pública, onde atua até hoje.
Na Fiocruz-RO, montou uma das primeiras plataformas da Unidade que é a Plataforma de Citometria (08I) e mais recentemente, em 2023, a plataforma de Microscopia (07I).
Nesses 18 anos de Rondônia, formou: 28 ICs, 26 mestres, 12 doutores e 6 pós-docs. Doutora Juliana Zuliani participou do Inova Labs e sua equipe ficou em 3º lugar. Durante a sua trajetória, publicou 110 artigos científicos, além de ser PqC-1C do CNPq e do Conselho da Capes na área da CBIII.
A linha de pesquisa dela é sobre Imunidade e Inflamação e atua em quatro programas de pós-graduação (BCM/IOC, BIOEXP/Fiocruz-RO, BIONORTE/Fiocruz-RO e MECS/UFAC). Atualmente, além dos projetos desenvolvidos em bancada, Juliana está trabalhando em um Ensaio clínico sobre a Eficácia do laser de baixa intensidade vermelho e infravermelho para a redução das manifestações locais nos envenenamentos por Bothrops, na Amazônia brasileira: ensaio clínico randomizado.