PODER COMPUTACIONAL ROBUSTO

Se você está em busca de um poder computacional robusto para analisar seus dados, a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz tem a solução perfeita para você. Em 2023, a Plataforma de Bioinformática da Fiocruz no Rio de Janeiro disponibilizou um novo e poderoso cluster computacional.

Este recurso de computação em alto desempenho (HPC) é equipado com 1792 threads de processamento, 11 Tb de memória RAM, 4 Nvidia A100 de 40GB e 800 Tb de armazenamento em disco. Estes recursos estão estrategicamente distribuídos entre um nó de login, quatro nós de processamento em CPU, dois nós dedicados ao processamento intensivo de memória RAM, dois nós para processamento em GPU e um nó de armazenamento.

Para colocar em perspectiva, apenas um dos nós dedicados ao processamento intensivo de memória RAM possui uma capacidade computacional superior à do supercomputador que estava em uso desde 2015.

Além da expansão da infraestrutura, a Plataforma de Bioinformática implementou uma série de melhorias para facilitar a experiência do usuário. Entre elas, destacam-se a implementação do sistema de módulos de ambiente, que simplifica o uso da diversidade de programas em bioinformática, e do sistema de filas de processos, que otimiza a utilização dos recursos computacionais.

O novo cluster, batizado de Rieux, já conta com mais de 100 usuários ativos, tanto internos quanto externos à Fiocruz. A taxa de ocupação das GPUs já ultrapassa os 90%, enquanto as taxas de ocupação das CPUs e da memória RAM estão em torno de 15% e 10%, respectivamente, ambas em ascensão nos últimos meses.

O cluster Rieux está disponível para toda a comunidade e a solicitação para criação de novos usuários pode ser feita pelo sistema da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz. Esta é uma oportunidade incrível para aqueles que buscam potencializar suas análises de dados.