SEMINÁRIOS 2024 “ENSAIOS ANTITUMORAIS NA PLATAFORMA FIOCRUZ RPT11M: DA BIODIVERSIDADE À NANOTECNOLOGIA”

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e o Instituto Carlos Chagas (ICC – Fiocruz Paraná) formalizaram colaboração entre as suas plataformas de bioensaios que se iniciou em 2019, com a participação das equipes com projeto em conjunto no programa InovaLabs 02 do Programa Inova Fiocruz. Nesta iniciativa estão envolvidas as plataformas de Bioensaios em métodos alternativos em citotoxicidade, RPT11J, da Fiocruz Paraná; e Bioensaios para triagem de compostos antitumorais, RPT11M, de Farmanguinhos. Oficialmente firmada em maio de 2024, parceria foi celebrada durante a visita da equipe da Plataforma de ensaios antitumorais, de Farmanguinhos, ao ICC nos dias 5 e 6/6.

A colaboração abrange quatro eixos temáticos: pesquisa e desenvolvimento tecnológico; ensino especializado; gestão e garantia da qualidade em plataformas tecnológicas; captação de recursos na busca de otimizar processos laboratoriais para o fortalecimento da pesquisa em Saúde.

“Desde então as Plataformas vêm atuando de forma conjunta em projetos de pesquisa, ensino e melhoria da gestão da qualidade”, destaca Alessandra Melo de Aguiar. “Essa união de esforços e competências científicas e de gestão têm permitido avanços significativos e troca de experiências na área de bioensaios”, reforça a responsável técnica pela plataforma RPT11J, Ana Paula Ressetti Abud.

Segundo o coordenador da Plataforma de Bioensaios de Farmanguinhos, André Luiz Franco Sampaio, uma das vantagens dessa parceria, que foi objeto de um projeto INOVA GESTÃO, é a facilidade de transferência de amostras. “Os ensaios integrados entre as Plataformas permitem ao pesquisador de Farmanguinhos entregar uma amostra na RPT11M, em Farmanguinhos, e essa amostra chegará à RPT11J, em Curitiba, sem nenhum trabalho adicional para o pesquisador”, disse. O resultado do serviço será um relatório conjunto das atividades realizadas em cada unidade com o potencial de auxiliar na tomada de decisão sobre o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Preocupados com a harmonização de processos nas plataformas, as equipes também discutiram como as Plataformas FIOCRUZ podem interligar serviços para apoiar o desenvolvimento de projetos de PD&I em Saúde. Ana Paula Gregório Alves Fontão, responsável Técnica da RPT11M, abordou harmonização de processos e boas práticas de cultura de células com a equipe do Laboratório de cultivo de células eucariotas discutindo também boas práticas no Banco de Células do ICC. “Estas ações são importantes para o apoio a projetos de PD&I e buscam elevar o nível dos serviços ofertados”, afirmou Ana Paula.

Seminário para alunos da pós-graduação

André Sampaio também esteve no Instituto Carlos Chagas para ministrar a palestra “Ensaios antitumorais na Plataforma Fiocruz RPT11M: da biodiversidade à nanotecnologia”. Evento aconteceu no dia 5/6 e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná.

Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná.

https://www.icc.fiocruz.br/cooperacao-entre-as-plataforma-de-bioensaios-da-fiocruz-parana-e-de-farmanguinhos-e-formalizada/

https://www.far.fiocruz.br/2024/06/farmanguinhos-e-fiocruz-parana-formalizam-cooperacao-entre-as-plataforma-de-bioensaios