VISITA A PLATAFORMA GALA –  ALBI E CASTRES SUL DA FRANÇA

No período de 20 a 24 de maio de 2024 uma equipe de gestão da RPT visitou a Plataforma GALA (Plateforme Galénique Avancée). A GALA está vinculada ao Instituto Mines-Télécom – IMT, é membro associado da Universidade de Toulouse (França) e parceiro de muitas instituições e universidades de prestígio na França.  A GALA é um projeto estruturante para prestação de serviços com foco em pesquisa e inovação na formulação de medicamentos, e foi criada em 2013 com o apoio do governo francês, compondo uma das plataformas do IMT para promover o desenvolvimento regional, apoiando a pesquisa em parceria com empresas, formando pessoas e gerando novas possiblidades de negócios para a região.

A visita teve como objetivo discutir uma parceria científica e de gestão com a RPT. Durante os 5 dias da visita técnica, foram apresentados vários aspectos de gestão das duas Redes, com destaque para os modelos de financiamento de projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, a integração com ambientes de inovação regionais, e contratações e formação de pessoas que atuem em plataformas, além de uma rica discussão sobre novas formas de contração de prestação de serviços em pesquisa, o que certamente poderá contribuir para ampliar o portifólio da RPT. A visita técnica à plataforma Gala trouxe importante elementos sobre como as plataformas têm um papel importante no desenvolvimento regional onde estão implantadas.

A visita ao Instituto Pasteur ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio e começou com uma apresentação da RPT/Fiocruz para os pesquisadores e responsáveis pelas Plataformas do Pasteur. A apresentação aconteceu no auditório e teve também transmissão online adicional para mais de 40 pesquisadores do instituto. O objetivo principal foi fortalecer a interação entre as plataformas do Pasteur e da RPT Fiocruz, com troca de experiencias técnicas e de gestão, além de reforçar o laço já existente, principalmente após a Rede de Plataformas Tecnológicas Fiocruz (RPT) passar a ser disponibilizada também no site da Rede de Institutos Pasteur. Um dos resultados dessa troca trouxe para a gestão da RPT novas   ideias sobre a forma de divulgação e disponibilização dos serviços da rede, além de incentivar a RPT no objetivo de avançar no plano de gestão da qualidade. Cabe destacar que a interação cientifica também saiu fortalecida, com a possibilidade de troca de experiência entre os cientistas das 2 instituições, uma vez que já existe um trânsito de colaboradores que participam de treinamentos em ambas as instituições.